sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Jornalismo de verdade

Arrisco-me a dizer que Profissão Repórter é o melhor programa jornalístico da história da televisão brasileira. Ou, pelo menos, dos últimos 20 anos.
É um formato único na televisão brasileira. Faz jornalismo de verdade: aquele investigativo, que foge do factual, do banal, do noticiarismo, esta parte do dito jornalismo que, na minha opiião, realmente não precisa de muito estudo, de muito embasamento.
Pois Profissão Repórter esmiuça o assunto. Mostra, pela primeira vez na televisão, as diversas faces de determinado tema. Jornalismo investigativo, que realmente leva conhecimento às pessoas, não apenas aquelas notas de um minuto e meio veiculadas no Jornal Nacional, que muitas vezes mais desinformam dentro de sua enxurrada de informações e entre comerciais de margarina.
É lógico que um projeto assim tinha que ser encabeçado por um grande profissional. Caco Barcellos deveria ser o espelho de qualquer futuro jornalista, e seu trabalho deveria ser paradigma para qualquer matéria, seja ela de televisão ou impresso.
Só no Profissão Repórter temos na televisão uma característica que, muitas vezes, temos a falsa idéia de que só pode aparecer nos meios impressos, quando muito: o aprofundamento, o trabalho de reportagem corajoso, que vai a fundo na investigação e na transmissão das informações. O jornalismo subversivo, diria certo professor. O jornalista realmente dedicado a aprender e divulgar o que aprende sobre determinada pauta. Isso é jornalismo de verdade. Ou o que deveria ser. Ao menos, o sucesso de Caco demonstra que podemos fazer diferente.

Um comentário:

Robson Reboucas disse...

Não sei se na época da materia ja tinha acontecido a estreia do repórter record com Cabrini mas o Profissão repórter da Globo é bom também.