segunda-feira, 3 de setembro de 2007

América Castelhana

Semana passada, um artista chileno, explicando a escolha do país que abriga a Bienal do Mercosul, disse que o Brasil tem um papel de liderança na América Latina, não só pelo tamanho e pela posição geográfica, mas pela política, pela economia e pelo que o país representa para o mundo. E isso fica claro, segundo ele, se a gente olhar para as MTV's do nosso continente. Enquanto o Brasil tem um canal só seu, com uma ampla grade de programação, oito países da América Latina tem que encaixar seus programas em dois canais internacionais (stricto sensu, que concerne a mais de uma nação). Na MTV Sudoeste, estão as produções de Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. A MTV Sudeste é dividida por Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai.
Interessante o paralelo. Um canal de TV, e que nem é de notícias, pode representar o cenário geopolítico de um continente. Não questiono nesse momento a política de governo de nenhum desses países, mas fica evidente que eles não desempenham um papel tão importante quanto o do Brasil. E aí aumenta a nossa visibilidade, as nossas possibilidades de crescimento, mas também a nossa responsabilidade. Nós respondemos, de certa forma, por vários outros países menores, e temos que exigir uma estratégia política mundial que volte os olhos para eles também.
Procurando um site da MTV Sudoeste e da MTV Sudeste, encontrei o da MTV América Latina. E me chamou a atenção que, dentro desse rótulo, estejam Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, e não esteja o Brasil (embora apareça a nossa bandeira na ilustração), que tem site próprio. Da página inicial, em qualquer país que eu clicar, sou conduzida ao mesmo layout, com praticamente as mesmas notícias. Ou seja, não tem nada específico voltado às características de cada país, generalizando todos eles como um só povo.
E é aí que eu me preocupo. Será que nós não fazemos parte desse povo? Será que não somos latino-americanos? O que caracteriza esse povo e que talvez nos deixe de fora? Será só o idioma? Talvez já estejamos demais globalizados para fazer parte de uma cultura de Terceiro Mundo. Ou será que somos os únicos a ter as nossas características preservadas, já que temos condições de manter um canal só nosso?
De qualquer forma, estamos à parte nessa categorização.

2 comentários:

Natália Pianegonda disse...

somos os únicos a ter as nossas características preservadas, já que temos condições de manter um canal só nosso

acho que essa é a resposta.
pela quantidade de gente, pelo desenvolvimento econômico, pela produção, bla bla bla.

Imagina uma MTV só na Nicarágua... onde a economia está ligada ao cultivo de laranja e banana. Acho que não tem conteúdo suficiente, sei lá...

eu não visualizo mercado.

Argentina e Uruguai são muito pequenos.

Além do que, só nós na América Latina falamos português. E na minha opinião somos bem diferentes do restante da Amércia Latina. Mesmo que ache muito melhor ser parte da América Latina do que algo suspenso entre os Estados Unidos e o México.

Eu sei que o comentário não tem mt a ver com TV... mas é que isso tudo me levou a pensar nessas definições... porque não sabia dessa história da MTV.

Paula disse...

Discussão mega interessante. Concordo com a Nati, seria bom fazer parte/reconhecer essa nossa latinidade, mas somos mesmo algo diferente. Talvez a língua,a miscigenação, o tamanho?