domingo, 2 de setembro de 2007

Olhaaaahhh!

Uma das manchetes da capa do Terra de hoje: "Mulher encontra cabeça de chupa-cabra nos EUA".
Hum... Ok.
Acabei lembrando da polêmica do chupa-cabra no Gugu. O cara é um grande apresentador. Mas não tão grande apresentador quanto jornalista.

Uma coisa vai puxando a outra e lembrando do chupa-cabra eu acabei lembrando também da entrevista exclusiva com criminosos do PCC. Isso já deve fazer uns sete anos. Um grande furo de reportagem, ameaças a jornalistas como Marcelo Rezende, Datena e ao padre Marcelo Rossi. Dá até orgulho de ter um programa que deveria ser de entretenimento com um compromisso tão grande com o jornalismo verdade.

Se não fosse tudo mentira, claro. A reportagem acabou se mostrando uma farsa. Alfa e Beta, os dois integrantes do PCC, eram atores contratados lendo o texto em cartolinas. Dois produtores, o jornalista e os dois atores foram indiciados por apologia ao crime e Gugu disse que não sabia de nada.
O Domingo Legal foi tirado do ar umas três semanas depois, mas acabou voltando. Capengando, é claro. Os anunciantes começaram a abandonar o barco quando começou a afundar. A audiência caiu também. Ninguém queria mais ter seu nome vinculado àquela farsa.

Não que o Domingo Legal seja o programa que eu assista pra me manter bem informado. Aliás, não que o Domingo Legal seja um programa que eu assista. Mas esse deveria ter sido o seu fim. Contratar atores pra incitar o terror e produzir uma "matéria jornalística" mais falsa que nota de três só pra garantir audiência? Devia estar todo mundo preso.

Mas não. Eu tenho certeza que se eu sintonizar o SBT hoje à tarde vou encontrar bundas, peitos, talvez o Tiririca, talvez o Adamastor Pitáquio e uma cena tocante: uma pessoa humilde em lágrimas e Gugu comovido.
O que, pensando bem, me tranquiliza um pouco. Se eu encontrar isso, e só isso, é sinal que eles devem ter aprendido que entretenimento é entretenimento, jornalismo é jornalismo.

Nenhum comentário: