domingo, 26 de agosto de 2007

Longa vida...

Quando eu fui fazer a seleção da RBS, na fase da entrevista individual, a jornalista Rosane Tremea comentou que o Caco Barcellos não devia fazer a menor idéia da sua influência sobre os estudantes de Jornalismo. Em seguida, ela se corrigiu, disse que ele devia saber, sim, e por isso criou o quadro Profissão Repórter, no Fantástico, que abre espaço para jornalistas recém-formados. Quando eu peguei autógrafo com o próprio, no meu exemplar do Rota 66, o Caco me falou que o objetivo era que o quadro virasse um programa. Quinta-feira 30, ele dá um próximo passo em direção a isso: vai ao ar uma edição especial de Profissão Repórter, de 40 minutos, depois da Grande Família. Serão três até o fim do ano, além das inserções no Fantástico, de 12 minutos, que continuam. O tema do primeiro especial são os motoboys e o risco da sua profissão.
Caco é, sim, um exemplo para grande parte dos futuros jornalistas, porque ele entra de cabeça nas pautas e faz grandes matérias, com muito trabalho de apuração. Porque ele alia essa capacidade de investigação com uma escrita atraente e procura mostrar todos os lados da notícia. Porque ele é realmente um jornalista. Longa vida ao Profissão Repórter.

Um comentário:

Clarice Gontarski Esperança disse...

Tem uma matéria do Caco Barcellos publicada na Folha da Manhã no início dos anos 70 na minha pasta de Red I. Olha lá.